1

“A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades... Sem a educação das sensibilidades todas as habilidades são tolas e sem sentido.

Os conhecimentos nos dão meios para viver. A sabedoria nos dá razões para viver.”

Rubem Alves

quarta-feira, 11 de abril de 2012


Que título você daria para o texto abaixo?

Outro dia tive um sonho, nele eu vivia em um mundo perfeito, onde as pessoas se respeitavam, eram cordiais, incorruptíveis e a natureza seguia em perfeita harmonia, eu estava adorando viver nesse mundo, tudo era muito agradável e até o ar que ali se respirava, era mais leve e suave. Quando acordei tive uma leve decepção, percebi que continuava vivendo aqui, nesse mundo real e cheio de imperfeições, tentei fechar os olhos e voltar para o mundo dos meus sonhos, não deu certo, tive que enfrentar a realidade e foi aí que uma voz ecoou do meu interior e disse: 

-É possível sim viver esse mundo perfeito, basta você não deixar que as imperfeições desse mundo real não se sobreponham aos valores do mundo dos seus sonhos, cada ser tem dentro de si um mundo perfeito, mas o mata a cada dia, por deixar as coisas desagradáveis superarem o que há de bom dentro de si, levando-o ao conformismo e a descrença de que a vida é assim mesmo e que as regras e os valores são regidos pelo dinheiro, onde vale mais quem pode pagar.

Se você não deixar as imperfeições do mundo real tomarem conta do seu ser, estará deixando o mundo dos seus sonhos aflorar e sem perceber estará vivendo no mundo que acabou de sonhar.  

Autor: Professor Lindemberg - NP Recanto das Emas



" Para se construir essa grande casa chamada país, é preciso que muitos sonhem o mesmo sonho. Quando muitas pessoas sonham juntas o mesmo sonho dessa grande casa chamada país, temos um povo. É o povo que constrói o país. Esta é uma das missões da Educação: formar um povo, ou seja, ajudar as pessoas a sonhar sonhos comuns para que, juntas, possam construir..."

Livro: Conversando sobre a Educação
Rubem Alves


2 comentários: